segunda-feira, 14 de maio de 2007

5 perguntas, 1 conselho e 1 pensamento !!!

Fernado Gouveia - Presidente da AXCB
O que é para si o xadrez?
Para mim o xadrez é o jogo dos jogos. É ciência, arte e um jogo extraordinário. É uma das melhores maneiras de os jovens e não só, ocuparem os seus tempos livres.
Objectivos pessoais no xadrez?
Contribuir de forma decisiva para que o Distrito de Castelo Branco deixe de ser um distrito praticamente sem xadrez e que consigamos atingir uma posição de relevo no xadrez nacional. De uma forma geral, quero contribuir para que haja mais e melhor xadrez em Portugal. Como jogador, um dos meus objectivos é o de chegar rapidamente aos 2000 pontos Elo e tentar pouco a pouco, ir subindo o meu nível de jogo, isto, quando tiver mais tempo para me dedicar ao estudo e a jogar.
Xadrez é ciência, arte ou jogo?
Para mim o xadrez é claramente uma ciência, uma arte e um jogo extraordinário.
Jogador favorito?
Garry Kasparov. Para mim é o melhor jogador mundial de todos os tempos.
Qual o teu momento alto no xadrez?
Para além de vitórias em alguns torneios muito fortes no Distrito de Castelo Branco quero destacar três momentos que me marcaram como jogador e como responsável da equipa da ADE. O 1º foi quando conseguimos vencer pela 1ª vez o Campeonato Distrital por equipas, no ano 2000, depois de uma boa vitória em Cebolais. Em 2º lugar, foi quando a equipa da ADE/O Torradinho se sagrou Campeã Nacional da 3ª Divisão em 2001.Em 3º, foi a minha boa prestação no Torneio C do Campeonato Nacional Absoluto de 2004, que acabei por vencer. Existiram, felizmente, outros momentos marcantes para mim, por exemplo, a conquista do Campeonato Nacional do INATEL por Equipas, a minha eleição para Presidente da AXCB e para Vice-presidente da FPX, entre outros.
Um conselho para os jogadores da AXCB.
Joguem muito, estudem e nunca desistam. Um determinado nível obtem-se com muito esforço, dedicação e espirito de sacrificio. Esforcem-se para que o xadrez no Distrito de Castelo Branco seja cada vez mais uma realidade. Com esta postura, estão a contribuir para que os nossos jovens tenham cada vez mais valores e melhores princípios.
Uma frase sobre xadrez.
Esta frase não é minha mas subscrevo-a totalmente - O Xadrez é o jogo que mais honra a inteligência humana.